Ensaio de tração na flexão do concreto

A resistência à tração do concreto pode ser determinada em três ensaios diferentes: ensaio de tração axial, ensaio de compressão diametral ou ensaio de flexão de vigas. Em relação ao concreto armado, o concreto protendido apresenta as seguintes vantagens: Reduz as tensões de tração provocadas pela flexão e pelos esforços cortantes.

Já, o ensaio de resistência à tração na flexão é realizado seguindo as diretrizes da ABNT NBR 12142:2010 - Concreto Determinação da resistência à tração na flexão de corpos de prova prismáticos, o qual também define o preparo dos corpos de prova prismáticos. A resistência à tração do concreto é muito menor que a resistência à compressão do concreto, ficando na ordem de apenas 10, valor que Redução das tensões de tração provocadas pela flexão e pelos esforços cortantes aplicadas nas lajes.

Uma análise bem detalhada dos elementos estruturais é de grande importância Os cálculos são baseados no equilíbrio de momento fletor da região comprimida do concreto e da tração do aço na seção transversal da viga. A) Ensaio de tração direta Neste ensaio, considerado o de referência, a resistência à tração direta, fct, é determinada aplicando-se tração axial, até a ruptura, em corpos de prova de concreto simples (Figura 2.

Conclusão O ensaio de tração na flexão é importante para obras como pavimentos rígidos, galpões, pavimentos em concreto em rodovias e pisos industriais, em que o concreto é muito solicitado por esses esforços. Determinação da resistência a tração na flexão de corpos-de-prova prismáticos Determinação da absorção de água, índice de vazios e massa específica do concreto Ensaio de retração do concreto.


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