Como ler (e entender) artigos científicos: o guia para leigos
Através da maneira como o professor conduzirá as leituras com
estratégias dinâmicas, os alunos se sentirão motivados a estarem
sempre lendo, desta forma ampliando seus conhecimentos, como
também sentindo a vontade e o prazer de produzirem seus textos.
Contudo, a proximidade com o mundo da escrita, por sua vez,
facilita a aprendizagem, preparando as crianças para a
continuidade dos estudos.
Na técnica da escaneabilidade, você pode optar por ler o artigo
na ordem ou fora dela, tanto faz. A questão é fazer uma leitura
mais rápida, captar as principais ideias do artigo e de cada
seção dele. A expansão da nova religião trouxe uma nova prática
de leitura, elevando de modo significativo seu uso na sociedade
romana. O cristianismo medieval era a religião do livro uma
herança da veneração judaica à palavra escrita. Os ensinamentos
cristãos eram divulgados pela leitura por meio de escolas
administradas pela igreja que se aprendia a ler. Já Soares (
2006), define letramento como resultado da ação de ensinar ou
aprender a ler e escrever.
Sendo assim, letramento são as conseqüências sociais e históricas
da introdução da escrita em uma sociedade como resultado de
aprender a ler e escrever.
Só atente-se às palavras e expressões que são desconhecidas. Use um marca-texto para identificar os termos. Se possível, identifique também a ideia central e os maiores achados. A partir daí é importante que o aluno desde cedo já adquira o hábito de leitura, abrindo-lhe as portas para um novo mundo cheio de conhecimento e possibilidades e para que ele adquira as habilidades necessárias para trilhar seus próprios caminhos e ser dono de seu destino. É importante que se crie situações didáticas possibilitando o exercício do pensamento sobre a escrita assim como é necessária muita atenção em relação a especificidades como o trabalho realizado com letras, palavras e textos. Ocorre que os objetivos são diferentes, mas compartilham o mesmo nível de importância. Como a capacidade de compreensão não vem automaticamente, nem está plenamente desenvolvida, ela precisa ser exercitada e ampliada em diversas atividades, que podem ser realizadas antes que a criança tenha aprendido a decodificar o sistema de escrita. Os professores contribuem para o desenvolvimento dessa capacidade, quando buscam formas interessantes de ensinar aos alunos, sendo mediador do conhecimento, motivando-os cada vez mais a aprenderem. No processo de alfabetização as crianças elaboram e reelaboram hipóteses, muito curiosas e muito lógicas, em relação à grafia.
Como ler artigos acadêmicos: técnicas para facilitar o entendimento - Por isso, mesmo cumprindo o cronograma escolar ou lendo as obras para o vestibular, por exemplo, os estudantes podem dedicar-se a leituras descompromissadas, fazendo das férias tempo propício para isso. Poesias, romances, epopeias, vale tudo quando a intenção é viajar pelas páginas de uma obra literária. Jornais, revistas e periódicos também são ótimos aliados de leitores assíduos.
Isso me torna uma leitora ativa no lugar de deixar apenas meus olhos passarem por montanhas de texto, esquecendo tudo que acabei de ler. Eu guardo, por exemplo, frases informativas do artigo no Word, assim como faço comentários e anoto questões que preciso explorar no futuro. O ato de ler é subjetivo, ou seja, o leitor ler para si. Quando Richaudeau diz que o texto escrito já não é mais o texto lido significa que o cérebro e a memória imediata armazenaram um número significativo de signos. O texto que estava escrito passou a ser outro texto depois de lido devido ao número de armazenamentos das palavras. Finalmente, para que a leitura se efetive é importante que o professor consiga realizar a significação desta para que o aluno possa associar o ato de ler com o contexto social e aspectos concretos em sua O resumo, como o próprio nome já diz, é uma síntese de tudo o que você vai encontrar no texto científico. Faça uma leitura atenta dessa parte do artigo, identificando objetivo, métodos (como o trabalho propôs resolver um determinado problema), resultado e conclusão. A primeira vez que você lê um artigo completo é sempre superficial, ou seja, não é necessário fazer anotações.
As técnicas de leitura de artigos da Science Magazine
O ato de ler é uma prioridade para professores e estudiosos sobre o assunto há décadas isso porque as maneiras de se ensinar e de estimular uma criança a ler são muitas e variadas podendo ter relação com diversos aspectos que implicam num aprendizado eficiente ou mesmo que não surta os resultados esperados (FRITZEN, 2011). Alunos uma vez que quanto mais precoce for a compreensão da criança e seu contato com histórias, livros infantis e com o mundo da fantasia e do imaginário, seu desenvolvimento será mais satisfatório e a mágica da leitura se realiza. Se o leitor é capaz de ler por exemplo: bula de remédio, rótulo de embalagens, ler tirinhas, produzir bilhetes então ele tem um nível de letramento suficiente para seu dia-a-dia. Os caixas eletrônicos possuem uma linguagem chamada de letramento digital e requer a compreensão, caso contrário a pessoa não conseguirá utilizá-lo. Primeiro, eu pego a ideia geral do artigo lendo o resumo e a conclusão. A conclusão me ajuda a entender se os objetivos traçados no resumo foram alcançados e se o assunto é interessante para os meus próprios estudos. Eu também sempre olho os tabelas e as figuras do paper, elas me ajudam a ter uma primeira impressão sobre ele. Algo que me ajuda muito é fazer anotações enquanto leio o artigo.
No entanto a escrita inicia-se muito antes do que a escola
imagina, transcorrendo por insuspeitados caminhos. (FERREIRO e
TEBEROSKY, 1999, nota preliminar). É notório que a criança vive
em contato com o mundo letrado, no qual, circula todas as letras
em quantidades, estilos, tipos gráficos diferenciados. É neste
mundo que percorre informações que a criança está inserida.
As variadas informações que a criança recebe no dia a dia, no
convívio familiar, no contexto social, nas brincadeiras com as
outras crianças, enfim, o conhecimento que ela adquire fora da
escola, que aparentemente são desordenados, mas, no entanto, são
aprendizados que influenciam para a compreensão do sistema
gráfico. Muitas vezes a escola usa informações
descontextualizadas, sem o menor sentido para as crianças, que
está se esforçando para compreender como se dá esse processo.
Nessa perspectiva não basta inundá-los de letras escritas,
(PROFA, 2001).
Artigo leitura - Os signos no sentido saussuriano serão constituídos pela união do significante (imagem acústica) e do significado ( conceito do referente). Para tanto significado está relacionado com o significante não podendo estar separados. O significante é um mediador, a matéria lhe é necessária, mas de outro lado o significado também pode ser substituído por certa matéria: as palavras. Essa materialidade do significante obriga a distinguir matéria de substância
A importância da leitura de artigos científicos
Onde refletindo de outra maneira é possível afirmar que: ninguém ensina ninguém a ler. Denota-se que o aprendizado constitui em um último grau, um ato solitário, ainda que seja desenvolvido por meio da convivência, gradativamente com os semelhantes de forma natural. A partir do trabalho em classes de alfabetização não se tem uma ordem específica ou imutável onde as coisas deverão ser realizadas desse ou daquele modo apenas, rigidamente. Os alunos não se caracterizam por aprender em partes, sequencialmente um item após o outro, ou ainda, do mais fácil par ao mais difícil. O processo argumentativo requer habilidade verbal muito concisa, além da capacidade de lidar com as lógicas verbais. Vale lembrar também que é possível argumentar falaciosamente, alcançando os objetivos estipulados. Trata-se de uma busca realizada em publicações, artigos científicos, referências sobre o tema já publicadas, pormenorizando uma análise e discussão sobre os aspectos que envolvem o tema proposto, suas peculiaridades, características culminando na importância da leitura nos dias atuais. Trata-se de excelente técnica para assegurar o devido embasamento teórico ao pesquisador, também em termos de conhecimento e treinamento científico.