Para o diagnóstico do diabetes é preciso que o paciente tenha dois exames, colhidos em dias diferentes, com hemoglobina glicada acima de 6,5. A hemoglobina glicada é medida em porcentagem e tem os seguintes valores de referência: No diagnóstico do diabetes: Menor do que 5,7: baixo risco de diabetes. Para a faixa etária entre 50 e 79 anos, os valores de LDL-c foram iguais para homens e mulheres, 73 a 189 mg/dL (mediana de 127 mg/dL). HbA1c, aprovado por largo consenso em 2001, com unidades expressas em milimoles de hemoglobina A1c por mole de hemoglobina (mmol/mol). Os valores de referência para a hemoglobina glicada podem variar de acordo com o laboratório, no entanto de forma geral os valores considerados são: Normal: Hb1Ac entre 4,7 e 5,6.
O exame serve para controlar o diabetes já existente e para diagnosticar a pré-diabetes e diabetes de pacientes que ainda não sabem que têm a doença. Dois exames com valores de HbA1c entre 5,7 e 6,4 são indicativos de pré-diabetes (leia: Pré-diabetes - Diagnóstico, riscos e tratamento). Um componente menor da Hb, sendo encontra- da em indivíduos adultos não-diabéticos em uma proporção de 1 a 4 dos indivíduos normais. Qual é o valor normal da hemoglobina glicada? O valor normal da hemoglobina é diferente em pacientes sadios e diabéticos.
O objetivo deste Posicionamento Oficial 2009 é o de promover uma atualização sobre o pa- pel da hemoglobina glicada na avaliação do controle glicêmico e no diagnóstico do diabetes, abordando aspectos clínicos e laboratoriais sobre esse